Perguntas frequentes

Perguntas? Temos respostas

1 - Os cursos do Ceeli são autorizados pelo Ministério da Educação (MEC)?

O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes.

Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:

  • Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracteriza-se pela modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

​​

A Constituição Federal em seu artigo 205, “caput”, prevê que a educação é direito de todos, e será incentivada pela sociedade. Dessa forma, o CEELI age conforme permissivo legal, isto é, com o intuito de incentivo educacional.

Tal prática é defendida também pelo artigo 206 da nossa Carta Magna, que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios e em seu inciso II: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”.

São normatizações legais de nossos cursos ainda, o Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004 e as normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.

2 - Qual é a proposta pedagógica do CEELI?

A proposta do Ceeli tem como objetivo trazer ao debate questões relacionadas à língua e a cultura dos surdos, reconhecendo e compreendendo os processos históricos, culturais, lingüísticos, filosóficos, políticos e educacionais, numa perspectiva de produção de conhecimentos significativos, capazes de promover mudanças nas concepções, nas relações e nos investimentos para superação de preconceitos, além de colocar os ouvintes em contato com a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, usada pelas pessoas com surdez, através de estudos, práticas e interações com os professores e pessoas surdas.

3 - Haverá alguma avaliação ou prova?

Sim. Utilizamos durante as nossa aulas uma metodologia avaliativa processual, ou seja, cada produção de atividade orientada desenvolvida pelo aluno tem suas finalidades avaliativas. No entanto, após o aprendizado de um determinado quantitativo de conteúdos teóricos e práticos faz-se necessário a realização de atividades avaliativas específicas para a atribuição proporcional das notas distribuídas conforme as atividades programadas.

4 - Como posso cancelar o curso em que me inscrevi e paguei?

Caso o curso ainda não tenha iniciado, será cobrada uma taxa administrativa de R$ 7,00 (sete) reais por curso cancelado, referentes às taxas bancárias de quitação de boleto, uma vez que estas taxas são cobradas no ato de pagamento da inscrição. Em caso de desistência após o curso ter sido iniciado, em hipótese alguma haverá devolução do valor pago no ato da matrícula, devido ao fato de que o aluno já teve acesso aos serviços oferecidos e prestados para o ingresso no curso.

5 - Que idade e escolaridade mínimas devo ter para fazer o curso de Libras – nível básico?

O pré-requisito mínimo é dominar a leitura e escrita, ou seja, saber ler e escrever para as produções que necessitarão destas habilidades. Porém, indicamos a faixa etária a partir de 10 anos.

6 - Os alunos receberão material didático/apostila com o conteúdo do curso?

A partir do nível básico 2016.2 os alunos precisarão adquirir a apostila por ciclo de aprendizagem, contendo todos os conteúdos a serem aprendidos, sendo cobrada uma taxa para os serviços de reprodução.

7 - Posso fazer mais de um curso ao mesmo tempo?

Não, pois os níveis de aprendizagem na Libras são de ordem crescente, ou seja, os conteúdos vivenciados no nível básico são pré-requisitos e interligados para a continuidade no nível intermediário I e assim sucessivamente.

8 - Após concluir minha inscrição e pagamento através do site, qual o procedimento devo seguir?

É necessário aguardar o e-mail de confirmação de pagamento com as próximas orientações para a efetivação da matrícula no referido curso.

9 - Como funciona o processo de pagamento dos cursos?

Todo o processo de matricula é feito pelo próprio aluno no site. Ele preenche o cadastro e escolhe entre duas formas de pagamento: boleto ou cartão de crédito. Após o início das aulas o aluno receberá um carnê com todas as mensalidades na data de vencimento do 1º dia de aula para efetuar os órgãos credenciados a caixa ou na secretaria da escola.

10 - Qual a duração completa para me tornar um profissional para a comunidade Surda?

Para o aluno chegar até o nível de capacitação profissional, ou seja, no curso de Intérprete de Libras ou Instrutor de Libras, é necessário ter concluído os níveis antecedentes (básico, intermediário 1 e 2 e avançado), totalizando uma duração de no máximo 3 anos.

11 - Qual a duração e carga horária dos cursos?

Cada nível dura 4 meses, totalizando uma carga horária de 60h/a, exceto o curso profissional que tem duração de 6 meses a 8 meses.

12 - O ceeli oferece algum curso a distância?

Não, todos os nossos cursos estão na modalidade presencial.

13 - O certificado é válido para contar como horas extracurriculares na minha faculdade?

Sim, você pode utilizar o certificado para completar horas extracurriculares na Faculdade, preencher exigências em Concursos Públicos, participar de Progressão Funcional, Provas de Título, ou até mesmo para subir de cargo na sua empresa.

14 - Já possuo um significativo conhecimento da Libras, como posso saber em qual nível me enquadro?

Você deverá solicitar uma avaliação de nivelamento para o e-mail da escola apresentando suas disponibilidades e horários. A secretaria agendará a data e entrará em contato.

15 - Os certificados dos cursos são aceitos em concursos públicos?

Sim. Os certificados são aceitos em concursos públicos na esfera municipal, estadual e federal, porém cabe ao aluno verificar previamente junto ao edital do concurso público para confirmar se nosso certificado será aceito. Cada concurso possui suas particularidades e nossa instituição de ensino não se responsabiliza por isto.

Não está conseguindo encontrar a resposta que procura? Entre em contato e ajudaremos você.

Rua Benjamim Larena, 115, 1º andar, Divinópolis, Caruaru, PE, Brasil

081 9 7308-3030

©2018-2020 by Centro Educacional de Ensino em Libras - CEELI

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now